27/09/2008

Relacionamento, Um capital de Risco


Em tempos de tantas crises, discussões, o tema relacionamento está em destaque, seja ele de que categoria for, amizade, interpessoal, intimo, etc...
Com o mundo cada vez mais individualista, relacionamento se torna uma proposta que gera medo e insegurança, mas ao mesmo tempo essa mesma sociedade individualista, discute a todo tempo sobre equipes, grupos, gerando assim um paradoxo entre a realidade e a necessidade.
Costumo comparar relacionamentos como os investimentos da bolsa de valores, pois por mais que se faca uma pesquisa, avalie os risco de seus investimentos, sempre haverá riscos e surpresas, muitas vezes as pressões externas e internas, catastrofes naturais, e outras situações, podem fazer que seu negócio renda lucros ou te dê prejuízos. Da mesma forma são nossos relacionamentos, por mais que busquemos informações sobre a pessoa, por mais confiável que seja, sempre haverá riscos, pois nunca vamos saber ou prever do que as pessoas são capazes, afinal SER HUMANO é um ser cheio de surpresas....
contudo, por mais risco que se corra, investir em relacionamentos é fundamental, pois não somos seres que fomos criados para vivermos isolados, não somos ilhas, somos continentes, e temos uma intensa necessidade de nos relacionarmos, pois uma de nossas necessidades fundamentais é de afeto, e ela só é suprida através de relacionamentos.
Há pouco tempo atrás foi feito uma experiência com bebes recem nascidos, na qual eles os deixavam sozinhos por algum tempo pra ver a reação desses bebes, e o resultado foi que alguns não conseguiram sobreviver a solidão e morreram; da mesma forma existem muitas pessoas que estão mortas por se sentirem só, não digo uma morte física como aconteceu com os bebês dessa experiência, mas apenas sobrevivem e não sabem o que é a arte de Viver devido a solidão
Entendo que a proposta do relacionamento nos causa medo, insegurança, ainda mais que segundo Maslow, uma das necessidades do Ser humano é de segurança, e a do relacionamento vulnerabilidade...
porém, por mais medo, insegurança que relacionar me gere, ele também responde a minha necessidade de segurança, pois quando estamos acompanhados seja de amigos, namorados ou quer que seja, nos sentimos mais seguros e confiantes, então entendemos que por mais difícil que seja, desgastante, se relacionar vale a pena... por isso fique a vontade pra investir seu capital de risco e bons relacionamentos...

5 comentários:

Anônimo disse...

Estava precisando ler isso... quero tentar criar coragem e me arriscar nessa coisa de relacionamento xD

Davi Luan disse...

Oi Michele!
Ótima meditação!
Realmente não devemos ter medo de nos relacionar, contudo devemos ser cautelosos com as pessoas com quem nos relacionamos.

Lembremos que a Bíblia diz que "más conversações corrompem bons costumes" e "não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos".

Ou seja, precisamos ter sabedoria e equilíbrio, não nos privando de relacionamentos e de assumir os riscos que sempre trazem, mas também não nos relcionando profundamente com qualquer pessoa.

Que Deus te abençoe muito!

Cerestino disse...

como diria Marcelo Camelo: "olha lá quem acha que perder é ser menor na vida... olha lá quem sempre quer vitória e perde a glória de chorar"

tens razão. Os relacionamentos não são 100% alegria, que boa dose de tristeza ele carrega... e isso acho que tem a permissão de Deus, pense: ele não nos tiraria tal honra.

Realmentelivre disse...

Oi MI!

Otimo post, realmente relacionamento é uma caixa de surpresa! Quando acha que ja se entendeu tudo sobre alguem parece que essa pessoa percebe e muda tudo, ou as vezes nós é que mudamos e nao percebemos. Acontece que enquanto quisermos que tal pessoa seja do nosso jeito nunca conseguiremos atingir um grau de satisfaçao com relaçao ao relacionamento, o grande X da questao é que ninguem é igual a ninguem e aprender a se relacionar é entender que os erros das pessoas sao que a fazem diferentes e aprender a conviver com isso te faz um ser humano amigavel!

Coração de Uma Poeta disse...

Ai, que este texto me detonou.
Bem, realmente é preciso investir e muito alto em relacionamentos em todos os níveis.
Sabe, amiga, tenho aprendido com vc que relacionar é dixar-me ser quem sou totalmente e sem medo é bom ter vc como minha amiga.
Amo-te e amei este texto